sé pequena

Uma visita especial aos tetos mudéjares da Sé do Funchal que foram objeto de um profundo restauro que foi até agora objeto de inúmeros prémios das mais importantes entidades da cultura.
Assim, esta atividade consistirá numa visita noturna (com início às 20:30 e fim às 22:00) á Sé Catedral do Funchal, mandada construir por D. Manuel I, é dos poucos edifícios que sobreviveram virtualmente intactos desde os tempos da colonização.
Possui um retábulo, encimado por um sobrecéu gótico, apresenta-se sob a forma de um políptico de grande porte, constituído por talha dourada, completado por esculturas de pequenas dimensões, e pinturas a óleo sobre madeira. O elevado valor deste retábulo advém da qualidade técnica de execução e do facto de constituir o único retábulo do período manuelino que permanece, na íntegra, no seu local de origem.
A Sé do Funchal apresenta ainda um dos mais belos tetos de Portugal, elaborados com madeira da ilha e o cadeiral da capela-mor ostenta o estilo flamengo. A porta principal exibe linhas góticas, e as peças de talha dourada do século XVII evidenciam algumas características do período manuelino. A igreja possui também uma excecional cruz processional, oferecida por D. Manuel I, considerada uma das obras-primas da ourivesaria manuelina portuguesa, que pode ser admirada no museu de Arte Sacra.
Será tocado o Poema Sinfónico From Dark escrito pelo engenheiro Pedro Camacho, também músico premiado, envolvido na obra de restauro que retirou do escuro toda a pintura dos tetos mudéjares da Sé. De seguida o Drº Francisco Clode de sousa proferiu uma palaestra sobre o assunto,

Poema sinfónico