Uma cadeira, criada segundo um modelo adaptado do Estilo Chippendale.
Esta cadeira de braços, executada em teixo é, sem dúvida, fabricada por um artesão português, provavelmente a partir de uma cadeira inglesa do século 18, de algum comerciante de vinho inglês.
Trata-se de uma cadeira de braços com espaldar que se alarga na parte superior em curva com ligação à tabela de laçaria. Cachaço ondulado, tendo em eixo curvatura mais elevada, desenvolvendo-se lateralmente em curvas entalhadas com folhas de acanto, que se prolongam para o interior da tabela. Tabela recortada e vazada com elementos vegetalistas em talha baixa sobre laços de fita entrelaçados. Braços ondulados que se ligam aos apoios também ondulados e entalhados com elementos vegetalistas. Assento de forma trapezoidal de coxim amovível moldurado, forrado a tecido adamascado. Aro do assento reto e liso. Pernas dianteiras galbadas, joalheira proeminente em talha baixa com elementos vegetalistas que terminam em pés de garra sobre bola. Pernas traseiras de secção quadrangular que seguem as linhas dos montantes do espaldar, ligeiramente inclinadas. Travejamento em "H" descentrado, com travessa traseira elevada. Éuma cadeira, criada segundo um modelo adaptado do Estilo Chippendale.
Esta cadeira de braços, executada em teixo é, sem dúvida, fabricada por um artesão português, provavelmente a partir de uma cadeira inglesa do século 18, de algum comerciante de vinho inglês.
Trata-se de uma cadeira de braços com espaldar que se alarga na parte superior em curva com ligação à tabela de laçaria. Cachaço ondulado, tendo em eixo curvatura mais elevada, desenvolvendo-se lateralmente em curvas entalhadas com folhas de acanto, que se prolongam para o interior da tabela. Tabela recortada e vazada com elementos vegetalistas em talha baixa sobre laços de fita entrelaçados. Braços ondulados que se ligam aos apoios também ondulados e entalhados com elementos vegetalistas. Assento de forma trapezoidal de coxim amovível moldurado, forrado a tecido adamascado. Aro do assento reto e liso. Pernas dianteiras galbadas, joalheira proeminente em talha baixa com elementos vegetalistas que terminam em pés de garra sobre bola. Pernas traseiras de secção quadrangular que seguem as linhas dos montantes do espaldar, ligeiramente inclinadas. Travejamento em "H" descentrado, com travessa traseira elevada. É datada de 1751 a 1775. datada de 1751 a 1775.