Uma pintura a óleo sobre tela colada sobre madeira representado Nossa Senhora com o Menino e São José
Nossa Senhora ao centro em posição frontal, vestida com túnica cor-de-rosa, manto azul, segura o véu com a mão, com o qual o Menino Jesus deitado brinca com ambas as mãos erguidas. Em segundo plano, do lado direito, São José observa a cena. Do lado esquerdo, está um anjo que dirige o olhar para o Menino e em simultâneo lança flores para Ele.
É uma pintura italiana, D'après Rafael, sendo uma cópia da pintura intitulada "Madonna di Loreto", datada de c.1509-1510, da autoria de Rafael (Urbino, 1483- Roma, 1520), reconhecido pintor e arquiteto italiano do Alto Renascimento.
Esta obra de Rafael ficou conhecida por diversas designações, resultantes do seu historial e representação, como "Madonna del Velo", "Madonna del Popolo", Sagrada Família, e mais comummente "Madonna di Loreto".
A Madona de Loreto é uma obra finalizada por volta de 1511. A obra está no Museu Condé de Chantilly, França.
Durante séculos, a pintura acompanhou o Retrato do Papa Júlio II, também de Rafael, primeiro em Santa Maria del Popolo, depois em coleções particulares.
Como indicação da apreciação pela pintura, Júlio encomendou outra Madona, a Madona Sistina, no último ano de sua vida, onde sua adoração é mostrada pelo Papa ajoelhado aos pés da Virgem.
Doação César Gomes / 1962