Organizamos chás de convívio, uma quinta-feira por mês entorno de um objeto escolhido do Museu, na hora do lanche, no restaurante do Museu. É um pretexto, informal, para conhecer o património da região onde se habita, criando um momento de encontro onde se fala de uma peça museológica, na conversa com amigas /amigos.
A primeira destas iniciativas, de 2023, realiza-se no dia 9 de fevereiro e foiapresentado o “The City of Funchal “da coleção das pinturas.
The City of Funchal. Madeira.
Gravura de grandes dimensões, com orientação horizontal, com representação da cidade do Funchal, a partir da zona das Angústias, com destaque, no canto inferior direito para o cemitério das Angústias.
A cidade do Funchal estende-se ao longo do lado direito da composição, onde assumem particular destaque, junto à praia, pela representação arquitetónica, o Palácio de São Lourenço, a torre sineira da Sé Catedral e o Pilar de Banger. A linha de costa termina na Ponta do Garajau.
Ao centro e em plano de fundo, erguem-se os maciços rochosos que rodeiam a cidade.
No lado esquerdo da gravura assume particular relevância a representação do Forte do Pico/Forte de São João Baptista, que se ergue numa elevação rochosa, por entre arvoredos e apontamentos arquitetónicos.
Inscrições (abaixo da gravura): "Emily Geneviève Smith del. / Pub.d by Benson Library. Weymouth and D. Bogue, Fleet S.t, London.".
No verso possui etiqueta com a inscrição "D.T.M./Nº 157".
Possui moldura em madeira dourada.
A gravura é composta por 3 folhas unidas entre si, são visíveis as uniões.
A autora do desenho a partir do qual foi feita a gravura Emily Geneviève Smith, tem também nas colecções do Museu Quinta das Cruzes um álbum de desenhos "Sketches by Emily Geneviève Smith" (mqc 1084-1084.98).