Organizamos chás de convívio, duas quintas-feiras por mês, entorno de um objeto escolhido do Museu, na hora do lanche, no restaurante do Museu. É um pretexto, informal, para conhecer o património da região onde se habita, criando um momento de encontro onde se fala de uma peça museológica, na conversa com amigas /amigos.
A 11 de novembro vimos a representação escultórica de Santa Isabel da Hungria. Uma figura feminina trajada com túnica cingida por cíngulo, manto e véu chamada escultura de vulto.
Tem a mão direita ao peito e a esquerda a segurar um livro; cabeça inclinada, cabelos dourados, boca cerrada, olha em frente.
Escultura pintada nas cores branco, amarelo, verde, azul e púrpura.
Autor desconhecido Produção Italiana de Florença.
Escultura de terracota modelada, policromada e vidrada
Proveniente da Capela de Santa Isabel do Edifício da Junta Geral, antiga Misericórdia do Funchal.
Embora fosse a anterior discrição a que estava rgistada na fivha de arquivo, encontrou-se outra explicação.:
Trata.se afinal de uma escultura de vulto muito provavelmente fazendo parte de um conjunto escultórico constituído por duas peças independentes, que representa a Anunciação do Anjo Gabriel à Virgem Maria, sendo que, desconhece-se o paradeiro da figura do anjo. É datada do século XVI
De autoria desconhecida, produzida em Florença, atribuída a uma destas duas oficinas: Della Robbia ou Buglioni.
Peça característica das esculturas italianas executadas na oficina da família Della Robbia. Oficina essa que se tornou um negócio de família que durou 4 gerações, tendo a técnica da terracota esmaltada e vidrada sido inventada por Luca della Robbia, um afamado escultor do Quatrrocento italiano. Luca adoeceu, deixou a oficina à responsabilidade do seu sobrinho, Andrea della Robbia e com ele trabalharam os seus cinco filhos. Nesta oficina também trabalharam os Buglioni (Benedetto e Santi), que, entretanto, fundaram a sua própria oficina, tendo sido esta a última a executar este tipo de esculturas em terracota esmaltada e vidrada.